Regresso a casa? Não é só para ti, é para o teu pet também. 5 dicas para que tudo corra bem!

Cão sentado no banco do carro pronto para regressar de férias.

O regresso a casa após as férias é um momento de mudança de hábitos e retoma de rotinas que interrompemos. E sim, nós sabemos: pode custar quer a ti, quer ao teu pet. Aqui estão cinco dicas para garantir que tudo corra bem neste regresso a casa!

Cão e criança a olharem para a janela

O regresso a casa custa a todos, nós sabemos! Ainda estamos com a cabeça e os pés na praia, nas férias, no passear sem horários e nos dias que felizmente parece que nunca acabam para termos tempo para fazer tudo o que mais gostamos. Sim, é verdade, custa a todos, e os nossos pets não são exceção.

Se nós podemos sofrer um pouco de stress com o regresso às velhas rotinas que suspendemos durante umas semanas, os nossos cães e gatos também. Por isso não estranhes algumas alterações de comportamento, mudanças de apetite ou mesmo alterações dos ritmos.

Para que tudo corra bem, partilhamos contigo 5 dicas muito fáceis, mas que vão fazer toda a diferença. Já sabes, não queremos que falte nada ao teu pet e estamos ao teu lado para seres o melhor tutor do mundo!

O QUE NÃO PODES ESQUECER PARA O MELHOR REGRESSO A CASA DO TEU CÃO OU GATO.

Após as férias, é importante garantires que o teu cão ou gato faça uma transição suave e segura de volta à rotina normal. Aqui estão as dicas que podes esquecer para a melhor transição de ritmos do teu animal de estimação:

1. Reintrodução gradual:

Se o teu pet ficou num local diferente durante as férias, como um hotel para animais ou casa de amigos, deves garantir uma reintrodução gradual ao ambiente familiar e ritmos da casa. Isso pode ajudar a reduzir o stress e a ansiedade.

2. Alimentação:

Garante que a alimentação do teu pet está de acordo com a dieta regular mesmo durante as férias. As mudanças bruscas de alimentação podem causar problemas digestivos. Caso tenha sido necessário trocar a dieta temporariamente, reintroduz gradualmente a ração e a dieta habituais.

3. Hidratação:

Neste período de transição, o teu pet deve ter acesso a água limpa e fresca em abundância e em diversos espaços da casa. A ansiedade dos primeiros dias manifesta-se também muitas vezes na necessidade de beber mais água.

4. Exercício:

Tal como tu, deves retomar gradualmente a rotina de exercícios e passeios do teu animal de estimação. Mas para isso, aumente o tempo e a intensidade das atividades de forma progressiva, especialmente se o teu pet não fez muita atividade física durante as férias.

5. Acompanhamento de saúde e bem-estar:

Com as férias, o teu pet está mais exposto a ervas altas e secas, ambientes menos controlados que a casa. Por isso, no regresso, é fundamental que verifiques se o teu cão ou gato não tem nenhuma parasita ou infestação de verão - pulgas, carraças, entre outros.

Faz uma visita ao veterinário para garantir que toda a vacinação está em dia e fazer um check-up geral. Isso é importante para garantir que o teu pet está saudável e prevenir possíveis problemas de saúde que possam ter surgido durante as férias.

Muito importante! Está atento a qualquer alteração do comportamento do teu pet após as férias.

Mudanças no comportamento podem indicar que o teu cão ou gato está a reajustar-se, o que é normal, mas também pode ser um sinal de problemas de saúde. Caso notes algo incomum, consulta de imediato a nossa linha de triagem SOS PÉTIS ou o veterinário.

Sobretudo, nunca te esqueças que cada pet é único. Não existem dois cães ou gatos iguais, por isso podem reagir de forma diferente após as férias.

Está atento às necessidades específicas do teu pet e cria sempre um ambiente seguro, sereno, protetor e enriquecedor para que ele se adapte rapidamente ao retorno à rotina normal.

E sempre que precisares de ajuda, já sabes que podes contar connosco!

Menu