Como em qualquer doença, um diagnóstico precoce é muito importante para um tratamento mais eficaz e de forma a lhes proporcionar uma boa qualidade de vida.
Após o diagnostico da doença, é importante seguir todas as recomendações do veterinário do teu gato. O acompanhamento e as análises de rotina deverão ser feitos com a frequência que o veterinário entender como indicada, mas existem diversos sintomas aos quais deverás estar atento, para identificares alguma alteração:
No caso de notares alguma alteração na saúde do teu gato contacta de imediato o veterinário.
Não é novidade para ninguém que os gatos não gostam muito de beber água, e só se desviam do caminho deles para beber se tiverem mesmo muita sede.
O consumo de água é ainda mais importante em gatos com problemas renais, pelo que devemos ajudar e incentivá-los a aumentar a ingestão. Uma forma de os ajudar a ingerir mais líquidos é oferecer com regularidade saquetas ou latas de ração húmida.
A alimentação húmida tem uma grande concentração de líquidos e pode chegar a ter até 85% de água. É muito importante em gatos com doença renal, e pode também ajudar na prevenção da doença em gatos saudáveis.
Os benefícios da ração húmida aumentam no verão, uma vez que os gatos sentem mais sede e podem ter menos vontade de comer a ração seca. E qual é o gato que resiste a um patê delicioso de salmão?, ou uma saqueta com pedaços suculentos?
A ração húmida pode mesmo substituir a ração seca, desde que esta tenha a informação de alimento completo, e que tenha os nutrientes necessários.
A troca por alimento húmido deve ser sempre acompanhada pelo veterinário, de forma a ser dada a quantidade adequada de alimento, para não favorecer a obesidade do gato.
A ingestão diária recomendada é de 50 ml por kg. Se desconfias que o teu gato está a beber pouca água, é recomendado que consultes o veterinário para identificarem a causa dessa redução.
Além do consumo de rações húmidas, existem outras técnicas que podes adotar para despertar o interesse do teu gato:
Fonte – Os gatos gostam de água fresca e em movimento. Investir numa fonte pode ser uma forma divertida de os ajudar a aumentar o consumo de água, uma vez que a curiosidade irá levá-los até à fonte.
Ter diversas taças de água – Ao colocares diversas taças de água pela casa, ajudarás o teu gato a lembrar-se de beber. Coloca-as em sítios onde ele costuma estar, mas sempre longe da caixa de areia. Os gatos são muito asseados, e dificilmente irão beber água de uma taça ao lado da caixa de areia.
Taças de vidro – Opta por usar taças que não sejam de plástico. Taças de vidro, porcelana ou metal ajudarão a manter a água fresca e sem alterações no sabor.
Cubos de gelo – Os gatos adoram brincar, e umas pedrinhas de gelo na taça de água ajudarão a despertar a curiosidade e consequentemente o aumento do consumo.
A hidratação é de extrema importância, tanto para nós quanto para eles. Usa a tua criatividade para os ajudar, garante-lhes uma vida longa e feliz e conta com a Pétis sempre ao teu lado!