Plantas e flores para um jardim seguro para o teu pet: o que tens de saber

Gato a cheira um vaso de erva

Estás a planear criar uma horta na tua casa ou preparar o teu jardim para usufruíres dos dias mais quentes e mais longos da Primavera na melhor companhia do teu pet? Ou ficas preocupado com as plantas e flores que encontras nos parques, se poderão fazer bem ou não ao teu pet? Então este artigo é para ti!

Quando falamos de criar um espaço seguro para o nosso cão ou gato, é importante escolher plantas que não sejam tóxicas e que ofereçam um ambiente agradável para eles explorarem com toda a liberdade e confiança. Por isso partilhamos contigo estão algumas plantas consideradas seguras para cães e gatos:

8 sugestões de plantas e flores que vão deixar o teu jardim fantástico e sempre com a máxima segurança ara o teu pet.

Cão a morder uma bola deitado no jardim
  • A Erva-de-Gato (Catnip): a preferida, como o próprio nome indica, dos gatos, pelo seu aroma.
  • O Capim-limão (Cymbopogon citratus): segura para cães e gatos e com um aroma cítrico que também não te vai deixar indiferente.
  • Camomila (Matricaria recutita): uma planta segura para todos – para ti e para o teu pet – com propriedades calmantes e uma folhagem rica que vai dar também um toque especial ao teu jardim.
  • Hortelã (Mentha spp.): sabias que a grande maioria das variedades de hortelã é segura para pet? Não só vai dar um toque de frescura ao teu jardim como também um hálito fresco ao teu pet.
  • Lavanda (Lavandula spp.): segura para cães e gatos e tem um aroma relaxante.
  • Calêndula (Calendula officinalis): uma flor comestível que dá mais cor ao teu jardim.
  • Alecrim (Rosmarinus officinalis): não só é seguro para o teu pet como também podes utilizar nas tuas receitas.
  • Dente-de-leão (Taraxacum officinale): comestíveis e ricas em nutrientes, as folhas são seguras para cães e gatos.

Pronto para a jardinagem? Antes de escolher as plantas consulta sempre as instruções e tendo qualquer dúvida, procura confirmar com profissionais da área. E não te esqueças, tal como nós, não existem dois pets iguais. As sensibilidades de cada um pode ser maior ou menor mesmo para cada uma das plantas consideradas totalmente inofensivas.

Por isso, está sempre atento a possíveis alergias ou sensibilidades individuais do teu cão ou gato. Se suspeitares que que o teu pet ingeriu uma planta tóxica, entra em contato com a maior urgência com o médico veterinário ou contacta a nossa linha SOS Pétis, totalmente gratuita para todos os clientes registados.

Acompanha todos os artigos da nossa Comunidade Pétis e descobre todos os truques e segredos para seres o melhor tutor do mundo.

Cão labrador a sorrir sentado na relva
Menu