Os gatos possuem quase duas vezes menos néfrons do que os cães, aumentando a propensão à doença renal.
As principais causas de doença renal são baixo consumo de água, elevado consumo de proteínas e fósforo ou ingestão de alimentos tóxicos. É uma doença à qual deverás prestar alguma atenção, especialmente se o teu gato for sénior.
Aos primeiros sintomas é importante consultares de imediato o veterinário que acompanha o teu gato. Quanto mais cedo for diagnosticada, maior será a qualidade e expetativa de vida.
A aversão alimentar é uma condição comum em gatos com doença renal crónica. A qualidade de vida do teu pet pode ser melhorada com uma dieta veterinária equilibrada e benéfica para os seus rins. O principal objetivo desta dieta é manter a condição corporal ideal.
Estas dietas têm por base a redução ou restrição de proteínas e fósforo, bem como aumento de vitaminas do complexo B, fibras, maior densidade energética, suplementação de Omega 3 e adição de antioxidantes.
Apesar de não existir um remédio caseiro seguro para um gato com doença renal, existem mudanças na rotina que fazem parte do tratamento. O aumento no consumo de líquidos está entre elas, mas há muitas outras:
Na Pétis tens ao teu dispor tudo o que é necessário para manteres o teu gato feliz e cheio de saúde, para que nunca deixes de brincar.
Conta com a nossa rede especialista de veterinários, e uma comunidade dedicada onde tens dicas valiosas.