O teu gato tem uma doença renal?

Gato a ser mimado no veterinário

Conhece aqui algumas dicas de alimentos a incluir e a evitar na sua dieta.

Os gatos, como já bem sabemos, são conhecidos por não gostarem muito de beber água, e isso pode levar a problemas como infeções urinárias, ou algo mais grave como doenças renais.

Gatinho bebé a bocejar ao lado de uma chávena morna de água

Os gatos possuem quase duas vezes menos néfrons do que os cães, aumentando a propensão à doença renal.

As principais causas de doença renal são baixo consumo de água, elevado consumo de proteínas e fósforo ou ingestão de alimentos tóxicos. É uma doença à qual deverás prestar alguma atenção, especialmente se o teu gato for sénior.

Os primeiros sintomas da doença costumam ser impercetíveis, sendo os mais comuns:

  • Estado geral enfraquecido
  • Pelo sem brilho
  • Vómitos, diarreia e mau hálito

Aos primeiros sintomas é importante consultares de imediato o veterinário que acompanha o teu gato. Quanto mais cedo for diagnosticada, maior será a qualidade e expetativa de vida.

O tratamento da insuficiência renal é feito através de uma dieta especial e medidas de apoio para alívio dos sintomas.

Gato a beber água de um copo de vidro

A aversão alimentar é uma condição comum em gatos com doença renal crónica. A qualidade de vida do teu pet pode ser melhorada com uma dieta veterinária equilibrada e benéfica para os seus rins. O principal objetivo desta dieta é manter a condição corporal ideal.

Estas dietas têm por base a redução ou restrição de proteínas e fósforo, bem como aumento de vitaminas do complexo B, fibras, maior densidade energética, suplementação de Omega 3 e adição de antioxidantes.

Medidas de apoio

Gato ao lado do seu doseador automático de ração

Apesar de não existir um remédio caseiro seguro para um gato com doença renal, existem mudanças na rotina que fazem parte do tratamento. O aumento no consumo de líquidos está entre elas, mas há muitas outras:

  • Oferece ao teu pet rações húmidas adequadas à condição de saúde do teu gato. Estas, além de mais fáceis de ingerir, ajudam a aumentar a ingestão de água.
  • Investe numa fonte. Os gatos gostam de água em movimento, e desta forma conseguirás incentivá-lo a beber mais.
  • Verifica se a caixa de areia é adequada para o tamanho do teu gato e mantém-na sempre limpa. Uma caixa de areia suja desencoraja o gato a usá-la.
  • Leva o teu gato ao veterinário a cada 6 meses, ou com a frequência que o veterinário entender como necessária.
  • Não ofereças ao teu gato alimentos feitos para humanos ou rações convencionais. Segue as recomendações do veterinário para a substituição por uma ração renal.
  • Não administres remédios caseiros. Lembra-te que apenas um profissional pode tratar da saúde do teu gato.
  • Evita oferecer petiscos ou snacks ao teu gato, uma vez que por norma são de fraca qualidade e poderão piorar o seu estado de saúde.

Na Pétis tens ao teu dispor tudo o que é necessário para manteres o teu gato feliz e cheio de saúde, para que nunca deixes de brincar.

Conta com a nossa rede especialista de veterinários, e uma comunidade dedicada onde tens dicas valiosas.

Menu