Faz desporto com o teu Pet neste Verão! Descobre os melhores exercícios!

Os exercícios de verão com o teu #pet são uma ótima maneira de manter ambos ativos e saudáveis durante estes dias quentes. No entanto, antes de começares qualquer atividade, certifica-te de que o teu pet está apto e não apresenta nenhuma condição de saúde que possa ser agravada pelo exercício físico!

Gato a brincar em casa

Manter um estilo de vida saudável é tão importante para ti quanto para o teu pet, seja ele um cão ou um gato. E se para um gato ter diversos estímulos dentro de casa que promovam o movimento e a brincadeira, para um cão é fundamental a realização de exercícios e caminhadas no exterior.

O verão é a estação perfeita para isso, claro sempre com os cuidados de não expor o teu pet a um calor excessivo ou esforço.

Mas pode ser a razão perfeita também para teres um dia mais ativo, com benefícios de saúde quer para ti, quer para o teu pet. vamos a isso?

Ideias para uma vida mais ativa neste verão para o teu gato:

Gato a olhar fixamente para uma luz.

#Brincadeiras com brinquedos interativos:

Brinquedos como varinhas com penas, cordas ou bolinhas que o teu gato possa perseguir e ativar o instinto de caça. E se não tiveres estes brinquedos? Amassa pedaços de papel ou tecido em bolas para o teu gato perseguir. Ele vai adorar.

#Jogar às escondidas:

Esconde-te atrás de móveis ou sob cobertores e deixa o teu gato encontrar-te. Isso pode ser uma atividade divertida e estimulante. Para além disso, os gatos adoram esconder-se e explorar novos espaços como túneis de papelão, sacos de papel ou mesmo caixas com buracos cortados.

#Escalada:

Instala prateleiras nas paredes para que o teu gato possa escalar e pular entre elas. Isso pode ser especialmente divertido para gatos mais ativos.

Ideias para mais atividade física neste verão para o teu cão:

Cão a correr no jardim.

#Caminhadas matinais ou noturnas:

Caminhar é uma excelente maneira para te exercitares e ao teu cão. Faz caminhadas curtas e agradáveis nas horas mais frescas do dia - manhã cedo ou no final da tarde -, pois o pavimento da rua está muitas vezes demasiado quente. Nas caminhadas na natureza, certifica-te de que o caminho é adequado para animais de estimação e leva sempre água suficiente para todos.

#Nadar:

Se o teu cão gosta de água, leva-o para nadar em um lago, rio ou praia segura e pet friendly. Certifica-te sempre que ele não tem medo e está sempre atento ao bem-estar dele.

#Correr ou jogging:

Se gostas de correr, o teu cão pode ser um ótimo companheiro de corrida. Começa devagar para construíres a resistência do teu pet gradualmente, tal como tu, e ensina sempre a correr ao teu lado. Ele vai adorar e ti também.

Cão a apanhar um disco no jardim

#Brincar ao apanha:

Jogar a bola ou outro brinquedo favorito do teu cão é um estímulo perfeito e uma maneira divertida de mantê-lo ativo. Procura fazer isso em áreas frescas e, muito importante, ensina-o a entregar o que apanha (nem sempre é fácil, nós sabemos!).

#Agility:

Monta um pequeno percurso de agility no quintal, com cones, obstáculos e túneis improvisados para criar um desafio. Acredita que vai ser divertido para toda a família.

#Passeios de bicicleta:

Se o teu cão é ativo e enérgico, experimenta passear de bicicleta com ele. Não te esqueças de colocar um colete refletor e uma iluminação específica na coleira para toda a segurança e começar devagar.

#Parques para cães:

Excelentes quer para a socialização, quer para o exercício físico e estimulo mental.

#Aulas e treinos de obediência:

Participar de aulas de obediência ou ensinar truques ao teu pet pode ser uma forma de exercício mental e físico e também um espaço de reforço da relação com teu cão. Podes encontrar as melhores escolas mais próximas de ti em www.petis.pt/rede-servicos.

Como podes ver, ideias não faltam para que possas aproveitar o verão da melhor forma! Não te esqueças de considerar sempre o estado de saúde, idade e energia do seu pet para escolheres as atividades mais ajustadas.

Garante sempre a hidratação, evita os exercícios intensos durante os horários mais quentes e está atento aos sinais de cansaço ou superaquecimento.

E se o teu pet não está acostumado a exercícios intensos, começa devagar e consulta o veterinário antes de iniciar um novo programa de atividades.

E conta sempre connosco para te dar as melhores dicas em www.petis.pt.

Menu