O inverno, com o frio e humidade, traz alguns desafios para os cães, especialmente para aqueles mais sensíveis, como os cães de pelo curto, os de idade mais avançada ou aqueles com condições de saúde específicas. Então, como podemos garantir que os nossos cães se mantêm confortáveis e saudáveis durante esta estação?
Uma das principais preocupações no inverno é garantir que o cão se mantém aquecido. Para isso, considera um casaco ou proteção adicional para aqueles momentos em que precisam de sair à rua.
Em casa, garante que o teu cão tem sempre uma cama confortável e aconchegante, longe das correntes de ar.
Muitos cães adoram mantinhas e locais quentes – experimenta criar um “cantinho do inverno”!
Com o frio, a pele e o pelo do teu cão podem necessitar de mais hidratação. Escova regularmente para remover pelos mortos e ajudar a manter a camada protetora natural da pele. Evita banhos frequentes durante o inverno, pois podem secar a pele, e opta sempre por produtos que respeitem o pH natural da pele do teu pet.
O frio pode ser mais duro para cães com problemas articulares, como a artrite. Cães mais velhos ou raças propensas a problemas nas articulações podem precisar de conforto extra e, possivelmente, de algum suplemento alimentar para ajudar na mobilidade.
Fala com o veterinário para definir um plano de prevenção e saberes como podes ajudar o teu cão não só na prevenção de patologias associadas a problemas de articulações, como também a manter-se confortável.
Tal como nós, o teu cão também pode ficar mais vulnerável a problemas respiratórios com o frio.
Limita o tempo que o teu pet passa ao ar livre em dias de frio intenso e evita locais com muita humidade.
E lembra-te: é muito importante manter as vacinas em dia, garantindo que o sistema imunitário está preparado para os desafios da estação.
Sobretudo, neste inverno garante que ele está sempre protegido. Cuida do teu cão com amor e atenção, e ele estará sempre preparado para os dias frios! Afinal o segredo é simples: manter os nossos pets quentinhos, confortáveis e, claro, mimados!