A saúde mental é um tema forte debatido todos os dias. E não falamos só da nossa saúde e bem-estar, como também dos nossos pets. Devemos estar atentos aos sinais de ansiedade ou stress que manifestam, pois podem surgir em qualquer momento, mesmo em animais de estimação que não tenham sido resgatados e, por isso, menos propensos a traumas.
Neste artigo vamos ajudar-te em como podes lidar e gerir da melhor maneira os sinais de ansiedade e stress do teu cão.
Acima de tudo, é fundamental teres paciência, resiliência, compreensão e recurso a diversas técnicas de relaxamento, com a certeza de que o que resulta para um cão pode não resultar para outros, pois cada pet é único.
Garante que o teu cão tem um ambiente tranquilo e seguro, com um espaço onde ele possa descansa quando estiver ansioso. Evita barulhos altos, movimentos bruscos e situações stressantes, sempre que possível.
Sabias que os cães gostam de rotinas? É verdade por isso, tenta manter horários regulares para alimentação, passeios e descanso. Isso vai ajudar a reduzir o sentimento de insegurança e ansiedade do teu cão.
Faz passeios diários pelos mesmos sítios, introduzindo gradualmente novos percursos a meio, iniciando e finalizando sempre no mesmo lugar de segurança. As brincadeiras e exercícios mentais são importantes para manter o teu cão ocupado e reduzir o stress. A falta de estímulos físicos e mentais pode contribuir para a ansiedade.
O treino vai ajudar-te na construção e estabelecimento de uma comunicação clara e segura com o teu cão. Comandos básicos como "sentar", “deitar”, "ficar" e "vir" podem dar ao teu cão uma sensação de segurança e controle.
Este é um método fundamental para a evolução progressiva do teu cão. Como funciona?
Expõe gradualmente o teu cão a contextos que causam ansiedade, começando com níveis baixos de intensidade e aumentando gradualmente. Associa esses contextos a coisas positivas, como petiscos ou brinquedos.
Brinquedos recheados com comida ou quebra-cabeças podem manter o teu cão entretido e estimulado mentalmente, ajudando a aliviar o stress.
Se a ansiedade do teu cão for severa e sentires que estas 7 estratégias podem não estar só por si a gerar os resultados que procuras e o teu pet precisa para estar bem, fala com o teu veterinário ou consulta um treinador de comportamento qualificado, que te poderão dar orientações personalizadas e sugestões de técnicas de relaxamento mais específicas. Podes encontrar a maior rede de profissionais em www.petis.pt/rede-servicos.
O objetivo é proporcionar um ambiente calmo, seguro e feliz, ajudando-o a superar a ansiedade e o stress. E nós estamos a teu lado para te ajudar.