A ansiedade de separação é uma situação comum entre cães, especialmente à medida que as temperaturas descem e as rotinas ficam mais rígidas. Para muitos cães, o regresso às rotinas do dia a dia pode causar stress, levando-os a comportamentos como chorar, destruir objetos, ou ladrar sem razão aparente.
Cada cão demonstra ansiedade de forma diferente, mas alguns dos sinais mais comuns incluem salivação excessiva, tremores, comportamento destrutivo e urina ou fezes em locais inesperados.
É importante observares o comportamento do teu cão e perceber quando ele sente a tua falta.
Manteres o teu cão mentalmente ativo é uma ótima forma de ajudá-lo a lidar com a ansiedade.
Oferece-lhe brinquedos interativos ou puzzles com recompensas, para que ele se entretenha e mantenha o foco em atividades que gosta.
Experimenta também alternar os brinquedos para manter sempre o interesse e a curiosidade!
Para que o teu cão se sinta seguro na tua ausência, mantém uma rotina consistente.
Procura sair e voltar a casa em horários semelhantes, e evita despedidas prolongadas.
Pode ser útil deixar um objeto com o teu cheiro, como uma camisola, para que ele se sinta mais seguro.
Se os níveis de ansiedade do teu pet forem muito intensos, vale a pena falares com o veterinário ou com um especialista em comportamento animal.
Existem treinos específicos e até suplementos naturais que podem ajudar o teu cão a sentir-se mais relaxado e evitar picos de ansiedade que, tal como em cada um de nós, perturbam o nosso bem-estar geral.
O importante é que o teu pet saiba que, mesmo que tenhas de te ausentar, estarás sempre de voltam pronto para receber toda a sua alegria e fascínio de matar as saudades. Com estas dicas, vais ajuda o teu cão a lidar com a ansiedade e a ter uma rotina mais tranquila e feliz!