Manifestações de alegria representam uma das formas mais simples de saber se o teu pet se encontra bem de saúde. Sempre que tenhas dúvidas, uma das formas mais simples de perceber se existe algo diferente com o teu pet, é observar o focinho – senti-lo fresco e húmido é habitualmente um bom sinal.
Pelo contrário, existem alguns sinais ou sintomas que, quando observados, devem ser tratados de imediato – como, por exemplo, vómitos ou diarreia.
Mas, o que fazer para que o teu patudo esteja sempre em perfeita saúde?
Deixamos-te algumas dicas:
A dica mais importante e aquela que deves seguir sempre que considerares necessário é as idas ao veterinário regularmente. Os pets necessitam de um atendimento especializado quer seja para tratar doenças ou simplesmente para evitar o surgimento de complicações.
O veterinário é o teu grande aliado na identificação de alterações na saúde do teu cão, pelo que é importante que tenham uma boa relação – pet, veterinário e dono –, assegurando sempre uma relação de confiança.
Os nossos pets devem ter o boletim de vacinas atualizado e em dia. A vacinação é um dos principais cuidados, já que evita o surgimento de doenças que podem revelar-se fatais.
As vacinas são administradas desde cachorro e existem algumas que são obrigatórias para poderes passear com o teu cão na rua – desta forma estás a garantir que pode haver contacto com outros cães.
O teu cão, que era alegre, comilão e cheio de energia, ficou tristonho, sem fome e sem vontades? Estes podem ser os primeiros sintomas do surgimento de vermes, um problema bastante comum entre os cães e que relembra a importância de visitas regulares ao veterinário.
É importante notar que até um pet que tenha sido desparasitado corretamente pode estar suscetível ao surgimento de novas infeções.
Desconfia se o teu pet se começar a coçar muito! Quando o teu cão se começar a coçar em demasia, pode ser sinónimo da presença de pulgas, carraças ou outros insetos que podem causar vários problemas de saúde, como o surgimento de doenças bacterianas, de tênia ou problemas de pele
A expressão “mens sana in corpore sano” (“mente sã em corpo são”) não se aplica apenas aos humanos.
É igualmente importante para a saúde e bem-estar dos cães a pratica de exercício.
Assegura-te que existe um “treino” regular, desta forma estarás a controlar o peso do teu pet e a manter a sua condição corporal ideal, ajudando-o a sentir-se forte, com energia e mantendo os seus sistemas cardiovasculares e imunitários ativos.
Para além disso, ao praticares desporto com o teu cão, estás também a cuidar da tua saúde e do teu bem-estar.
Somos o que comemos... e os nossos pets também!
No momento de escolher qual a melhor ração, garante que lhe ofereces uma dieta de qualidade, em quantidade adequada e com todos os nutrientes que ele necessita para se sentir bem e feliz.
Para alguns cães, a rotina pode tornar-se aborrecida rapidamente.
A “chamada vida de cão” pode levar a que o teu pet ganhe hábitos sedentários e que adote um estilo de vida mais calmo.
A estimulação mental - quer seja através de jogos, treino ou dispensadores de comida -, são excelentes formas de quebrar a rotina do dia-a-dia e de, ao mesmo tempo, brincar com ele, criando assim uma ligação ainda mais forte.
Bem cuidado da cabeça às patas! Todas as raças de cães têm pelo que se adapta às condições ambientais – durante a primavera o pelo mais farto é substituído por um menos denso, por exemplo.
Independentemente do tipo de pelo que o teu cão tenha, todos agradecem uma boa escovagem – desta forma estás a evitar que o pelo se embarace, remover o pelo morto e, funciona também como uma espécie de massagem que relaxa e estimula a circulação da pele.
As altas temperaturas de verão e a humidade também podem ser propícios a proliferação de fungos, bactérias e ácaros.
Os banhos devem ser regulares, mas cuidado. Segundo os médicos veterinários, o ideal é que os banhos ocorram em intervalos de quinze dias, desta forma não prejudica a saúde da pele do teu cão nem traz problemas adicionais de saúde.
Aquando do banho, fica atento aos ouvidos do teu pet, devem ser protegidos para que a água não entre no conduto auditivo e venha a causar problemas.
Escolhe produtos adequados à pele e pelo do teu cão. Lembra-te que a sua pele não é igual à do humano e alguns produtos podem causar irritação.
Já deves ter percebido que, por vezes, o teu cão fica com uma mancha no canto do olho. Esta condição, chamada lágrima ácida, é uma patologia desconfortável para o teu cão, e é frequente em determinadas raças –poodles, bulldog inglês, lhasa apso, shih tzu.
Esta patologia nada mais é do que o surgimento de manchas de lágrimas intensas, de cor vermelho-acastanhado que surgem por baixo dos olhos e que pode estar ligado a vários fatores, destacando-se: pestanas encravas, infeções nos olhos, excesso de produção de lágrimas, infeção na orelha, stress, ração desadequada, entre várias outras causas às quais deves ter a devida atenção.
Visita sempre que necessário o teu veterinário de forma a conhecer sempre melhor o teu cão e conseguires identificar possíveis sintomas e a origem.
É nossa responsabilidade manter os nossos cães saudáveis e seguros. Desde a ração adequada, passando pelo exercício regular e visitas de check-up ao veterinário, existem muitas pequenas medidas preventivas que devemos ter sempre presentes de forma a impedir que fiquem doentes ou feridos.
Mantém sempre a calma em momentos mais difíceis e foca-te em tomar as melhores decisões, desta forma estás a ajudar não só o teu pet, mas também a ti.