10 cuidados de saúde para pets na Primavera

Cão e o seu dono a fazer trekking

Com a Primavera chegam os tão esperados dias mais longos, mais quentes e a possibilidade de voltarmos a passear com os nossos pets.

Mas não te esqueças que é também um momento muito importante na manutenção da saúde do teu cão ou gato. As temperaturas mais amenas e mudanças no ambiente convidam a novas descobertas, mas também a novas alergias (tuas e do teu pet), pelo que uma boa preparação do tempo quente é fundamental.

Por isso aqui ficam 10 dicas essenciais para que o teu pet tenha uma primavera segura e feliz:

1. Reforça o controlo de infestações e parasitas:

Com o clima mais quente, pulgas, mosquitos e outros, tornam-se mais ativos, pelo que é muito importante manteres sempre em dia toda a proteção, com as melhores marcas certificadas e recomendadas pelo médico veterinário.

2. Vacinas sempre atualizadas:

Garante que as vacinas do teu pet estão sempre atualizadas, especialmente as relacionadas a doenças transmitidas por vetores, como a leishmaniose.

3. Tem cuidado com as plantas e flores que podem ser tóxicas:

Algumas plantas podem ser tóxicas para os nossos pets, como azáleas, lírios ou tulipas. Por isso tem cuidado com os jardins e locais e brincadeira.

4. Exercício outdoor:

Aproveita os dias amenos de sol para caminhadas e brincadeiras, fundamentais para manter a saúde física e mental – tua e do teu pet.

Cão a correr na relva com uma corda na boca

5. Cuidado com as alergias sazonais:

Tal como nós, os nossos pets também podem sofrer de alergias sazonais, dando origem a comichão frequente, vermelhidão na pele ou espirros frequentes. Consulta o médico veterinário se notares algum destes sintomas.

6. Hidratar, hidratar, hidratar:

Mantém sempre água fresca e limpa disponível espalhados em diversos locais para o teu pet, com renovação frequente, para evitar água estagnada.

7. Troca de pelo saudável:

Com a troca de pelo na primavera é muito importante a escovagem regular, não só para a remoção do pelo velho, como evitar a formação de nós e calor.

8. Alimentação Equilibrada:

Ajusta a dieta do te animal de acordo com o estilo de vida, mais ou menos ativo, e de acordo com a idade ou necessidades especiais. Evita os excessos e escolhe sempre rações qualidade com ingredientes naturais, seguindo orientações do veterinário.

9. O teu pet também pode apanhar escaldões:

Atenção que se o teu pet tiver pelo curto, pode sofrer queimaduras, pelo que deves procurar sempre colocar protetor solar para cães ou gatos quando estiver num local de grande exposição.

10. Check-up de verão:

Por fim, faz sempre uma visita e check-up de primavera-verão com o teu pet, permitindo a monitorização a saúde bem como reforço de cuidados específicos.

Gato a olhar fixamente ao lar livre num tapete de relva

Tomaste nota ou guardaste como favorito este artigo? Estas 10 dicas vão ajudar-te e ao teu pet a viverem ainda mais esta primavera em plena saúde e segurança.

Lembra-te que a saúde e o bem-estar do teu cão ou gato dependem do teu cuidado as das melhores escolhas.

Acompanha todos os artigos da nossa Comunidade Pétis e descobre todos os truques e segredos para seres o melhor tutor do mundo.

Menu